Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Utricularia flaccida A.DC. NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 28-08-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Utricularia flaccida caracteriza-se por ervas aquáticas ou rupícolas, perenes, e apresentamsíndrome de polinização entomófila. Endêmica do Estado da Bahia. Ocorre nosbiomas Caatinga e Cerrado, em Campos Rupestres úmidos, nas cercanias do Morrodo Chapéu, Pico das Almas e Jacobina, entre 850 e 1.850 m de altitude. ApresentaAOO de 152 km². Apesar de bem representada em coleções científicas, ampladistribuição na Bahia, e protegidapelas unidades de conservação (SNUC), Parque Nacional da Chapada Diamantina e ParqueEstadual do Morro do Chapéu, encontra-se em constante ameaça devido a intensaatividade agrícola, formação de pastagens, queimadas, extração irregular demadeira e ocupação desordenada de terras, sendo necessário o investimento em pesquisacientífica e esforços de coleta a fim de monitorar as subpopulações, certificar a viabilidade populacional eevitar que se torne uma espécie ameaçada em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Utricularia flaccida A.DC.;

Família: Lentibulariaceae

Sinônimos:

  • > Utricularia dissectifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre na Bahia, nas cercanias do Morro do Chapéu, Pico das Almas e Jacobina (Taylor, 1989, Miranda; Rivadavia, 2010). No entanto, foram reportadas coleções para outros Estados como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e Ceará.

Ecologia

Erva perene, presente em Campos Rupestres úmidos da região do Pico das Almas e Morro do Chapéu - BA. Fértil de março a dezembro e polinizada por insetos.

Ameaças

1.1 Agriculture
Detalhes Harley (1995) indica como principal ameaça à região do Pico das Almas o desenvolvimento de atividades agrícolas para a formação de pastagens e cultivo de frutas; em geral, estas atividades têm sido realizadas com a utilização de fogo e extração ilegal de madeira e lenha. Além disso, foi registrado também o extrativismo ilegal de plantas ornamentais.

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A SEMA descreve como os principais conflitos ambientais da região do Morro do Chapéu o desmatamento (gerado principalmente por atividades agriculturais e retirada de lenha), queimadas, retirada ilegal de areia, regularização fundiária, ocupação irregular de terras.

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes O Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) sofre de constantes queimadas. Por exemplo, em 2005 em apenas dois meses de seca, foram queimados cerca 10% de área do Parque (Neves; Conceição, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Citada no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no PARNA Chapada Diamantina, Lençóis - BA; P. E. Morro do Chapéu, Morro do Chapéu - BA.

Referências

- MIRANDA, V. F. O. ;RIVADAVIA, F. Lentibulariaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <(http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB008566)>.

- TAYLOR, P. G. The genus Utricularia - a taxonomic monograph. Kew Bulletin Additional Series, v. XIV, p. 724, 1989.

- NEVES, S. P. S.; CONCEIÇÃO, A. A. Campo rupestre recém-queimado na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil: plantas de rebrota e sementes, com espécies endêmicas na rocha, Acta Botânica Brasilica, v.24, p.697-707, 2010.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- HARLEY, R.M. Introdução. In: STANNARD, B.L.; HARVEY, Y.B.; HARLEY, R.M. Flora of the Pico das Almas, Chapada Diamantina, Bahia, Brazil. Royal Botanic Gardens (KEW), p.1-78, 1995.

Como citar

CNCFlora. Utricularia flaccida in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Utricularia flaccida>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 28/08/2012 - 16:38:00